Estamos de regresso com a vontade e a ilusão de sempre (creio que para sempre) de fazer sempre o melhor, melhor possível.
Páginas
quarta-feira, dezembro 23, 2009
Estamos de regresso com a vontade e a ilusão de sempre (creio que para sempre) de fazer sempre o melhor, melhor possível.
terça-feira, novembro 24, 2009
Enquadrados pela deusa Diana o bibliotecário-ambulante e a bibliomóvel rumou ao sul, com destino a cidade de Évora, para participar na II Conferencia Internacional - "Bibliotecas para a Vida".
Foram quatro dias intensos,nos contactos estabelecidos, nos conhecimentos travados, nas amizades iniciadas,confirmadas e reafirmadas. O carinho demonstrado pelo projecto Bibliomóvel levam-nos crer que estamos no rumo certo, não apenas na promoção do livro e da leitura mas no estabelecer de importantes ligações afectivas e efectivas com os nossos utilizadores e visitantes, o que contribui e muito para a mitigação do isolamento e solidão a que alguns deles estão votados.
Em suma foi uma importante jornada de partilha de saberes e sentires, onde companheiros de oficio e missão apresentaram dúvidas e certezas,anseios e desejos que os assaltam e atormentam no seu dia-a-dia como bibliotecários ou simples apaixonados pelo livro e pela leitura.
As comunicações podem ser visionadas no blogue da nossa companheira bibliotecária 2.0 Luísa Alvim: http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/
II Conferência Internacional - "Bibliotecas para a Vida" - Évora
sexta-feira, novembro 13, 2009
quinta-feira, novembro 12, 2009
NÓS VAMOS ESTAR LÁ !
CRÓNICAS DE UM BIBLIOTECÁRIO-AMBULANTE
quarta-feira, novembro 04, 2009
do outro lado da Raya, continuam a divulgar os bons projectos que existem deste lado de cá.
parabéns e continuação de bom trabalho á equipa da Bibliomóvel da Biblioteca Municipal de Coimbra.
CRÓNICAS DE UM BIBLIOTECÁRIO-AMBULANTE
segunda-feira, novembro 02, 2009
sexta-feira, outubro 30, 2009
Bubisher – O pássaro que traz a boa sorte
Os ecos do palrar do Bubisher, vindo das areias escaldantes do Sahara, já tinham chegado aos ouvidos do Bibliotecário-Ambulante, no entanto conhecer ao vivo e a cores o mentor e uma das últimas voluntárias e entusiastas (Gonzalo Moure e Palma ) é de facto uma experiência marcante e inolvidável.
Logo a partida o próprio conceito de levar uma Biblioteca Itinerante para um campo de refugiados no meio do deserto do Sahara é um empreendimento só ao alcance de um louco, mas não de um lunático. Essa saudável loucura que nos faz alcançar feitos inimagináveis no nosso perfeito estado de juízo, mas que pode fazer a diferença e neste caso em particular, faz mesmo toda a diferença.
A génese desde projecto saiu da Razão e da Emoção de Gonzalo Moure, escritor castelhano ( http://www.gonzalomouretrenor.es/) a quem a imensidão das areias e a injustiça e precariedade de um povo sem terra e de uma terra sem povo que é o Sahara Ocidental:(http://es.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1hara_Occidental) levaram a querer fazer algo mais que discursos e acções inócuas. Acção directa e imediata levaram Gonzalo Moure a bater a portas de diversas instituições e empresas e assim, “O Homem sonha, a obra nasce”.
Bubisher, o pássaro que traz a boa sorte voa e rola pelas areias do deserto a cerca de um ano, enfrentando as naturais dificuldades de implantação e funcionamento de um serviço num sitio onde pouco ou nada existe a não ser a tremenda vontade de Resistir,Insistir e Nunca Desistir de ser um território e uma nação.
Á semelhança de Timor-Leste também este povo e esta nação esquecidos nas areias do Sahara, têm direito a sua existência e vivência integra, por isso APOIEM!
CRÓNICAS DE UM BIBLIOTECÁRIO-AMBULANTE
quinta-feira, outubro 29, 2009
A bússola aponta o Norte em cima da carta de marear, seguimos rumo a Leon para participar no 4º Congreso Nacional de Bibliotecas Móviles, organizado pela ACLEBIM – Asociacion Nacional de Bibliotecas Móviles.
O primeiro impacte causado quando chegamos a este congresso é o sentimento de estarmos numa reunião semanal de família e não num encontro de profissionais que se juntam de dois em dois anos.
Este reencontro entre pares, imbuídos do mesmo espírito e da mesma vontade é, quase sempre, acompanhado pela constatação de algumas “amizades”, iniciadas na espuma dos dias das novas redes sociais e que aqui são finalmente seladas com um sorriso e com a certeza que essa amizade será não de sempre mas para sempre.
Ao longo de três dias muito foi dito, outro tanto apresentado, no entanto mais do que as comunicações é o espírito que todos, sem excepção, partilhamos.
Em Portugal, Espanha, Alemanha, nas areias escaldantes do deserto do Sahara existem diferentes profissionais, mas todos sem excepção ao longo do seu dia a dia, em situações muito difíceis nalguns casos, colocam toda a sua boa vontade e bem querer em levar livros, Internet, jornais, revistas, jogos, informação e formação em várias áreas como as Novas Tecnologias.
De facto as Bibliotecas Itinerantes são diferentes. Aqui, não se trata de um serviço que empresta ou faculta recursos, sejam eles quais forem, mas sim de um amigo e vizinho a quem se recorre numa necessidade, quer esta seja de cariz informativo, formativo ou simplesmente de cariz lúdico.
O Papalagui
CRÓNICAS DE UM BIBLIOTECÁRIO-AMBULANTE
segunda-feira, outubro 26, 2009
segunda-feira, outubro 19, 2009
http://www.bibliobuses.com/laasoccongresos4congresopremiosaclebim.htm
SATISFAÇÃO, ORGULHO, VONTADE
- RESISTIR, INSISTIR, NUNCA DESISTIR-