quinta-feira, outubro 29, 2009

foto de família

galardoados

Siegfried Kalus
- munchen fahrbibliotheken -
"let´s linch the landlord - DK´S"

palco principal

Rumo a León


A bússola aponta o Norte em cima da carta de marear, seguimos rumo a Leon para participar no 4º Congreso Nacional de Bibliotecas Móviles, organizado pela ACLEBIM – Asociacion Nacional de Bibliotecas Móviles.

O primeiro impacte causado quando chegamos a este congresso é o sentimento de estarmos numa reunião semanal de família e não num encontro de profissionais que se juntam de dois em dois anos.

Este reencontro entre pares, imbuídos do mesmo espírito e da mesma vontade é, quase sempre, acompanhado pela constatação de algumas “amizades”, iniciadas na espuma dos dias das novas redes sociais e que aqui são finalmente seladas com um sorriso e com a certeza que essa amizade será não de sempre mas para sempre.

Ao longo de três dias muito foi dito, outro tanto apresentado, no entanto mais do que as comunicações é o espírito que todos, sem excepção, partilhamos.

Em Portugal, Espanha, Alemanha, nas areias escaldantes do deserto do Sahara existem diferentes profissionais, mas todos sem excepção ao longo do seu dia a dia, em situações muito difíceis nalguns casos, colocam toda a sua boa vontade e bem querer em levar livros, Internet, jornais, revistas, jogos, informação e formação em várias áreas como as Novas Tecnologias.

De facto as Bibliotecas Itinerantes são diferentes. Aqui, não se trata de um serviço que empresta ou faculta recursos, sejam eles quais forem, mas sim de um amigo e vizinho a quem se recorre numa necessidade, quer esta seja de cariz informativo, formativo ou simplesmente de cariz lúdico.

O Papalagui


CRÓNICAS DE UM BIBLIOTECÁRIO-AMBULANTE

2 comentários:

  1. De fato Nuno: há uma grande diferença entre "emprestar livros" e oferecer uma alternativa para a inclusão das pessoas no universo! Não basta dirigir o bibliomovel; tem que ter emoção!!
    Abraços brasileiros!!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo excelente trabalho de promoção da leitura e promoção de "convívio" que tens estado a fazer...

    ResponderEliminar