Páginas

quinta-feira, setembro 09, 2021

Borracheira


CRÓNICAS DE UM BIBLIOTECÁRIO-AMBULANTE 

a única estrada  esventrada e negligenciada,a placa indicativa daquele lugar,um pequenino lugar onde cheguei pelo velho método:" então se vocemesse vai à terra da minha irmã aqui ao lado,também pode passar aqui!".Fui! passei a ir.

o pequenino lugar tinha cerca de 4 almas, 2 viviam na mesma casa e apenas 1 era,é a nossa anfitriã, a nossa utilizadora ,a minha Amiga. a desordem natural da vida, levou-lhe a companhia e a ajuda do filho, aqui e acolá do outro lado deste pequenino lugar surgia o vizinho, o único vizinho em permanência, vinha em busca de 2 dedos de "cunbersa",vinha saber de novidades da vila,vinha "precurar" se havia necessidade de ajuda para algo ou alguma coisa em falta.
desde a inauguração desta paragem a única imagem deste vizinho era um vulto fugidio, que literalmente fugia quando sentia a aproximação da Bibliomóvel no cruzamento para a única estrada esventrada e negligenciada que atravessa aquele pequenino lugar. a "cunbersa podia ser animada, podia ser Útil mas...invariavelmente a ela voltava costas e regressava no dia seguinte.
perguntei diversas vezes porquê!?
pedi diversas vezes: " fale lá com ele,gostava muito de o conhecer, de falar com ele, perceber quem é ", a resposta invariavelmente nunca mudava: " não vem!"," deixe lá, ele é mesmo assim!"
Até Hoje!
o Corcel de Substituição de ir e levar Biblioteca trocou-lhe as voltas, não se apercebeu quem era e quem chegava pela única estrada esventrada e negligenciada que atravessa aquele pequenino lugar. surpreendido ficou,falou comigo, falou connosco, contou e relatou a propriedade do ex-voto a nossa senhora de Fátima que está a ser construído na entrada daquele pequenino lugar. não lhe perguntei o nome,não lhe disse o meu,simplesmente ouvi-o,não me despedi,não lhe disse: "então até daqui a 15 dias". simplesmente ouvi-o. foi bom ver a cara e ouvir a voz do vulto!
regressei junto da nossa única utilizadora,da minha Amiga. ela ria e sorria e eu também sorri:" algum dia tinha que ser,algum dia tinha que ser!" foi! aconteceu naquele pequenino lugar atravessado por uma pequena estrada esventrada e negligenciada 

Sem comentários:

Enviar um comentário