sexta-feira, março 27, 2009

CRÓNICAS DE UM BIBLIOTECÁRIO-AMBULANTE

- 2ª CAMINHADA DE BLOGUISTAS BAD&LIS -

- 28 DE MARÇO -

- SERRA DA FREITA-

- BLOGUES...COMO EXERCÍCIO PROFISSIONAL -

A semelhança dos Capitães de alto mar que registam nos seus Diários de Bordo as vivências diárias das suas navegações, também os profissionais da Informação e do Conhecimento usam os Blogues ou quaisquer outros formatos das novas redes sociais (Facebook,Twitter,etc), como páginas de registo de um qualquer diário, em que se substitui a intimidade e a individualidade pela partilha com toda a rede global.

Partilha essa que é feita através das palavras e/ou imagens, de informação e/ou conhecimento, de todas as descobertas e conquistas, desejos e vontades, aventuras e desventuras, ocasionais desilusões e eternas esperanças ou simplesmente meras futilidades que fazem parte do nosso quotidiano diário.

No caso das “Crónicas de um Bibliotecário-Ambulante” relatadas no Papalagui elas surgiram de um forma muito natural. Com o início das andanças da Bibliomóvel a quantidade e a qualidade das imagens e situações que diariamente “assaltavam” os meus sentidos, era tão grande e variada que seria um desperdício não ser recolhido e divulgadas.

A importância destes modos de partilha e divulgação jogam um importante papel na aproximação, não só entre pares, mas também entre os nossos visitantes e futuros utilizadores. Através do Papalagui algumas populações mais isoladas tiveram acesso a uma importante fonte de contacto com familiares, que ao visitarem as Crónicas podem ir mantendo contacto não só com imagens da sua terra natal, mas igualmente com familiares e conhecidos.

O Papalagui surgiu assim da necessidade não só de partilha, mas igualmente da tentativa de dar visibilidade a um projecto que abracei com toda a minha Razão e Emoção e que doutra forma dificilmente seria conhecido e divulgado.

O Papalagui

(Olhando para a lista de participantes - http://ratodebiblioteca.blogspot.com/ - vejo que estão representados alguns dos mais emblemáticos e bem concebidos blogues ligados ao “Pó dos Livros” e aos “Bites de Informação” por isso estas oportunidades de são convívio com a natureza, podem ser importantes estímulos para a criação de importantes sinergias que nos levem à promoção de actividades e de atitudes, importantes para o reconhecimento não só da nossa profissão mas principalmente da nossa Missão.)

Saudações Bibliotecárias-Ambulantes

Nuno Marçal

Bibliotecário-Ambulante



Sem comentários:

Enviar um comentário